Estudo comprova: as companhias aéreas ganham com taxas adicionais

Veröffentlicht: von & gespeichert unter Geral, voos.

companhias aéreas ganham com taxas adicionaisNos últimos anos, os passageiros têm vindo a beneficiar de passagens aéreas cada vez mais em conta. No entanto, depois de feita a reserva do voo, é de constatar que muitas vezes o preço é mais elevado do que inicialmente previsto. Pelo menos, quando se pretende ter algum conforto no ar. Tal deve-se ao facto de as companhias aéreas cobrarem muitas taxas adicionais. Pelo menos foi essa a conclusão do estudo “Amadeus Review of Ancillary Revenue” feito em 2011. Neste estudo, a empresa de consultoria “Idea Works Company” apurou as receitas adicionais das companhias aéreas.

O resultado foi que, das 108 companhias aéreas verificadas, 50 registam receitas provenientes de serviços adicionais, ganhando bom dinheiro. No ano em questão, o lucro foi de, aproximadamente, 18 mil milhões de euros, representando um aumento de 66 % dos lucros quando comparado com 2009. Para as companhias aéreas, os serviços adicionais representam um excelente negócio. Por um lado, garantem a própria sobrevivência, por outro oferecem aos passageiros uma mais-valia, destacando-se assim da concorrência.

Fazem parte dos serviços adicionais, por exemplo, o transporte de bagagem especial, como, por exemplo, dimensões excessivas ou artigos de desporto. Também lugares especialmente confortáveis com mais espaço para as pernas e refeições servidas a bordo de elevada qualidade fazem parte desse leque de ofertas. Contudo, é de salientar que as grandes companhias aéreas oferecem notoriamente mais serviços adicionais do que, por exemplo, companhias regionais ou de low-cost.