Qual é a companhia aérea com as taxas adicionais mais elevadas?

Veröffentlicht: von & gespeichert unter Companhias Aéreas, Voos Low Cost.

Estranho… em princípio, as companhias aéreas já há muito tempo que, na Internet, deveriam indicar os preços globais. Será que nos últimos tempos tentou reservar um voo online? De acordo com um Regulamento da UE de 2008 (!) os preços dos voos devem ser apresentados aos clientes sempre já com impostos, taxas, suplementos e outras despesas. No entanto, e principalmente quando se trata de companhias low cost, a realidade é muitas vezes outra.

Exemplo Ryanair: na sua homepage, esta companhia aérea low cost publicita voos a partir de 9,99 Euro. Quanto às datas promocionais indicadas, por vezes até ainda há bilhetes disponíveis. No entanto, quem pretender levar bagagem ainda terá de pagar: 30 euros por 15 kg, 20 kg custam 50 euros. Pela reserva do lugar paga-se outros 10. E pelo pagamento com cartão de crédito mais 12. Assim, um voo de ida e volta com um valor inicial de 19,98 euros, depressa passa para 91,98 euros, com bagagem e reserva de lugar incluídos. Se a bordo quiser tomar uma refeição terá de pagar outra pequena fortuna. Segundo a Ryanair, apenas assim é possível oferecer valores bases tão baixos.

O truque é o seguinte: Todas as taxas, das quais o cliente não se consegue livrar, são agora incluídas no preço do voo, exceto o conforto. Muitas companhias aéreas fazem-se pagar pela reserva do lugar, comida e bebida a bordo e até mesmo o check-in online. O facto de a Ryanair apenas não cobrar taxas adicionais se a operação for paga com o “Ryanair Cash Passport” é uma situação bastante no limite.

Obviamente, nem todas as companhias aéreas low cost exploram os seus clientes a esse ponto. Mas quem quiser voar a bom preço deveria desde logo ter em atenção os suplementos que poderão vir a ser cobrados. Poderá consultar aqui uma listagem atualizada dos valores extra de 10 companhias low cost – ou de companhias regulares que também oferecem voos baratos.*

* Os valores apresentados referem-se, regra geral, a um voo único, exceto no que diz respeito à taxa ‘pagamento com cartão de crédito’. A indicação de diferentes custos refere-se a voos de curto, médio ou longo curso.

Taxas adicionais na Ryanair
Taxas adicionais na Easyjet
Taxas adicionais na Vueling
Taxas adicionais na SunExpress