WiFi no avião – em breve deixará de ser exceção

Veröffentlicht: von & gespeichert unter Geral, voos.

WLAN no aviãoO acesso à Internet faz parte do quotidiano de muitas pessoas. Em breve, não terá de prescindir de WiFi no avião, uma vez que cada vez mais companhias aéreas pretendem disponibilizar esse serviço a bordo. Tanto passageiros a viajar por motivos profissionais e que queiram consultar um e-mail como turistas que pretendem obter informações sobre o seu destino, o acesso à Internet no avião é para os passageiros muitas vezes muito dispendioso.
Companhias aéreas que já disponibilizam WiFi a bordo são, por exemplo, a American Airlines, a Delta e a Emirates. Atualmente, na American Airlines os passageiros podem, nos voos nacionais, usufruir de WiFi. Navegar 15 minutos na Internet custa cerca de 1,60 euros e a mensalidade está disponível a partir de 32 euros. A Delta também oferece serviços de WiFi, no entanto, e para já, apenas nos voos dentro dos EUA, estando previsto estender esse conceito para os voos intercontinentais. Na Delta, e em voos até três horas, é possível aceder à Internet por um preço de oito euros e por 10,50 euros para voos com uma duração superior a três horas. A companhia aérea Emirates equipou com WiFi toda a sua frota de aeronaves Airbus A 380, que têm destinos como Munique, Londres ou Amesterdão. Aqui os preços são escalonados, dependendo se o acesso à Internet é feito através de portáteis ou telemóveis.

Como hoje em dia uma companhia aérea não se pode dar ao luxo de prescindir desse serviço, muitas outras, entre elas a United, a TAM Airlines e a Condor, já estão a seguir o exemplo. Assim, a United pretende ainda este outono equipar oito aviões de transporte internacional e 19 de voos dentro dos EUA. Também a TAM Airlines pretende aumentar a sua oferta e disponibilizar, quanto antes, o serviço WiFi nos seus voos intercontinentais. Até a Condor, que tipicamente opera voos de férias, encontra-se em processo de modernização. De acordo com a empresa está previsto um sistema de multimédia o qual possibilitará áudio, vídeo e jogos de computador. Assim, a hipótese de oferecer serviços WiFi é mais do que óbvia.